sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ANATOMIA DO ABSTRATO



Apetece sentar em frente a um espelho.
Produzir uma luz ambiente de sonho.
Tons quentes, reluzentes. E eu.
Reflexo de áurea amarelecida pelo tempo.

Uma biblioteca, globo terrestre e gárgulas.
Objectos de simbologia dúbia, atraentes.
Um cadeirão de época, quase um trono.
Um espelho, onde a prata se esvai,
estilhaçado, atraente e abstrato.

O veludo verde onde me sento, macio,
os punhos agarrados ao descanso dos braços,
cinzelados em garras de leao douradas.
Uma caveira de cristal, que me fita a alma.

Um meu outro eu, algo distorcido,
peremptório e pleno da minha atitude.
Completamente nu. A extravagância
do rei sentado. Um discurso imaginado.

A anatomia do abstrato, uma peça sem palco.
Sem audiência que não eu proprio, e receio.
O mais cruel critico e desconfortante
personagem, olha-me de frente, apático.
Não há palavra que mova a feição imóvel.

Reflexos cruéis, visoes surreais. Normais.
Gestos e alegorias, palavreado obsceno,
um acordar de mim proprio. Uma lágrima.

A anatomia deste abstrato, pertence-me.
Por inteiro e por direito.
Envergonho-me do que não digo.
O pudor de uma coragem envergonhada.

Descarrego no mundo a reflexão da minha imagem.
Mexo o direito com o verso. O desatino.

Comunicar em laivos de psicose apurada,
loucuras que absorvo, que invento e sonho,
de punhos fechados e olhos esbugalhados.

Nao compreendo o óbvio. Estou invertido.
Como á estranha afinal, a imagem.
Um local de sonho, a cor certa do tempo.

Doi-me este momento invertido da alma.
A anatomia do abstrato absorve-me.
Afinal sou eu o espelho. Critico
da ambiguidade da vida. De pensar.

Sou eu este inverso?
Sou eu o meu reflexo?

Apenas um espelho estilhaçado.

14 SETEMBRO 2012

2 comentários: