sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

UM DIA BANAL


Quando o repouso chega ao fim do dia,
imediatamente a alma solta redeas,
em correria desenfriada, na calma do corpo.
Podem-lhe chamar o que quiserem... reflexao.
Acordado ou adormecido, ha algo de potente
que nao entendo, mas pratico em conviccao.
Desde o primeiro bocejo da manha, espreguico
este corpo lento que aquece o cerebro devagar.
A sensacao do calor do banho, tempera
o lustro que dou no retoque que me borrifo.
Um pequeno bonus ao estomago vazio,
para que nao se queixe irritante, no meio
dos outros corpos que se vao erguendo como eu.
E a fronteira surge, diaria e arrogante,
no simples abrir da porta, e o passo incerto
que me transporta para fora do meu sossego.
O zum-zum mecanico, o cheiro poluido
e os perfumes dos outros, pedem que nao mude,
que siga o mecanismo como peca de xadrez,
de regras certas e nuances de astucia e indiferenca.
Os corpos... as mentes e conversetas, devagar
vao acordando os meus sentidos da anestesia,
que a insonia me oferece, pelo toque.
Nao me toquem, que a maquina desafina.
Soltam-se as pecas, move-se o tabuleiro vazio,
e la estou eu outra vez a apanhar o que sobra.
Falei com alguem? Nao me lembro...
So sei que acordei e cumpri o dever de adulto.
Claro que adulterar algumas regras, nao tem mal.
Reanima o desanimo e a prepotencia das coisas.
Hirto como um pau, eu e todos seguimos,
por qualquer lado costumeiro, na monotonia
rotineira do prato que ha por encher, o copo
que tanto se quer vazar, e pelo final do dia.
Acumulando as ordens que recebo, como tantos,
fica o escarnio escondido, e o mal dizer interno
dirigido ao pecador do chefe, que me oprime.
Ou talvez nao... talvez tudo seja inverso.
O que quero mesmo saber, e a volta... a porta.
Atravessar de novo a fronteira do meu sossego.
Relaxar, um copo de vinho tinto, repousar o corpo.
O desejo fertil do libido, uma mulher que se ama,
investidas de jogos eroticos, e uma cama revolta
em lencois enrugados, de fluidos e cheiros... a vida.
Assim, nao sei se sempre, se passa um dia.

21 DEZEMBRO 2012 

Sem comentários:

Enviar um comentário