domingo, 10 de janeiro de 2016

A MINHA SIMBOLOGIA (?)






Na minha secretária,
Símbolos que me fazem pensar
Que respeito e procuro razões
Por acreditar que a Vida
Não é só respirar, nascer e morrer,
Tantas coisas em tão pouco tempo.
Tenho a Esfinge de Gizé,
A pirâmide com outros símbolos
Que porventura são necessários (!)
O Pilar do Aprendiz de Hiram.
Simbologia que me faz pensar,
Que me entrega razões de dúvida
Com este paradoxo de resumos
Significados e resultados inacabados.
Tudo é inacabado. Somos inacabados
Nós os ditos mortais, os envólucros
Que carregamos, guardiões de almas,
Geradores de dores desnecessárias.
A dor do corpo é um formato sádico
Da existência humana. Para quê a dor?
Será vingança da dor da alma?
Da dor do amor, da saudade,
De todas as dores escondidas?
Cada vez mais avanço para o final
Como a destruição geral do Mundo
Sem saber ainda, ou nunca, se...
Se... Tantos se's que aumentam
Sempre maior o numero de duvidas
cada vez que se encontra uma certeza.
Haverá certezas? Acho eu que não,
Com a minha ignorância edificada
Por degraus da Sabedoria que quero
E que sei nunca saberei o tudo.
Nunca saberemos tudo. Impossível.
Pensando nisto, chego à dúvida (outra)
Se seria bom chegar ao estado Total.
Seria bom saber Tudo? Não existe!
O Tudo não existe, porque se transforma,
Porque o Tempo é o culpado de Deus,
Criador e destruidor da matéria viva
Palpável e a outra. A que não percebemos,
A que temos dentro do corpo, que não sai,
Que complica o simples, que faz pensar
Tomar decisões e formatar disparates.
É este processo que se resume a símbolos.
É a simbologia que arquiva a concentração
Da informação que se vai decifrando.
Gostava eu de me conhecer, a mim próprio
Perceber o porquê de ser Eu, especulativo
Esquecendo o Ego operativo do corpo.
Qual será o símbolo que me representa?
Um número! Um nome! Impressão digital?
Será que existimos mesmo?
Às vezes penso e quase tenho a certeza
Que não passamos de um jogo complicado
Superior cheio de resultados provocados.
Pode ser que seja loucura, utopia
Ou até pura estupidez. Seja lá o que for,
Fica a dúvida com a certeza dos símbolos!



09JANEIRO2016

Sem comentários:

Enviar um comentário